As 10 músicas nacionais da década 00'

Passando da mistura tribalista cult até o axé baiano, a revista Época listou as 10 músicas que marcaram os últimos 10 anos no cenário nacional. Com ou sem qualidade, alternando extremamente de estilo, uma coisa ninguém pode negar: elas estiveram nas paradas de sucesso.

1. Festa – Ivete Sangalo

Estourada no carnaval de 2002, a música teve o embalo da Copa do Mundo da Corea e do Japão e consagrou a cantora baiana. Lançada no terceiro disco de carreira, Ivete chamou a galera pra fazer a festa e conquistou o público em cheio.

2. Já Sei Namorar – Tribalistas

Tribalistas foi o fenômeno gerado por um grupo de três grandes artistas. Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes mostraram uma das melhores misturas musicias da década, além de levar 4 Grammy’s, incluindo o de melhor canção com “Já Sei Namorar”.

3. Sou Feia Mas Tô Na Moda – Tati Quebra Barraco

O boom do funk com certeza foi com ela. Polêmica e “diferente”, Tati mostrou o que o Rio ama ouvir. Apesar de só fazer sucesso 5 anos depois do lançamento de seu CD, hoje todo mundo já desceu com algum hit dela.

4. A Festa – Maria Rita

Composição de Milton Nascimento, a música ganhou “volume comercial” com a divina interpretação de Maria Rita. Parte do seu trabalho de estréia, a cantora mostrou a que veio e firmou seu nome não apenas como filha de Elis, mas como grande nome da safra musical brasileira da década.

5. Razões e Emoções – Nx Zero

A banda de rock emo conquistou o Brasil em 2006 e chegou a levar o prêmio de hit do ano do VMB em 2007 com Razões e Emoções. Como diz a própria revista Época, “é um rock lírico e de autoajuda, característico da geração emo”.

6.  Exttravasa – Claudia Leitte

Inovando o segmento do axé music, Claudia Leitte trouxe uma mistura de rap, groove e reggae com a faixa e explodiu no carnaval de Salvador. A música foi recorde de download pagos, atingindo a casa dos 500 mil no ano.

7. Deixo a Vida Me Levar – Zeca Pagodinho

Pra quem achou que o samba ia ficar de fora, se enganou feio. Com 7 discos lançados na década, Zeca emplacou com esse hit que tem a boa levada dos antigos sambas. A letra causou identificação com o público brasileiro que resolveu deixar a vida levar mesmo.

8. Choram as Rosas – Bruno e Marrone

A dupla sertaneja da década foi eles. Desde o banco da praça, Bruno e Marrone não sai das paradas de sucesso nacionais. Romântica, a música foi lançada em 2006 e foi regravada por outras duplas menores desde lá.

9. Ai, Ai, Ai… – Vanessa da Mata

E como deixar de fora outro ícone da MPB atual? Presença na trilha sonora de Belíssima, a canção ganhou versões remixadas de toda forma e agrada tantos os mais românticos como os mais baladeiros. Afinal, “nessa estrada só terá belas praias e cachoeiras”.

10. É Isso Aí – Ana Carolina e Seu Jorge

A parceria que deu certo: trabalho grandioso com dois gigantes da música. Duas vozes marcantes em uma versão de Damien Rice. Foi trilha de novela e, com certeza, da vida de muita gente. Ninguém resiste ao “eu não sei parar de te olhar” que tanto tocou nas rádios.

Com tantos hits, bons trabalhos e marcas que os anos 00′ deixaram, o que esperar da próxima década? Só sucessos.

Por Patrick Moraes

4 Responses to As 10 músicas nacionais da década 00'

  1. Faltou “Tô Nem Aí” daquela mocinha que esqueci o nome…

  2. Rodrigo disse:

    Luka? KKKKK Adorava cantar essa música.

  3. Lucas disse:

    Gostei muito da Lista!
    Sem preconcentos, mostrando apenas os grades sucessos sem interferir no gosto pessoal!
    Descordo de algumas coisa! Uma delas é A Festa de Maria Rita, acho sim que maria rita foi uma grande sensação, mas com Cara Valente!
    O Funk colocado na lista é maravilhoso! Mas ainda Acho que a que bombou foi SE ELA DANÇA EU DANÇO. Por fim Bruno e Marrone deveria entrar por EU DORMI NA PRAÇA! De qualquer modo, gostei muito da lista! Parabéns!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: